featured Slider

About

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dia 1 - Anônimos compulsivos

Temos recebido muitas queixas. As pessoas reclamam que há pouco conteúdo em The Sims 4, pouca diversidade de interações e ainda pior: Não conseguem passar 20 minutos jogando no modo simulação. Inicialmente pensamos que se tratava apenas de birra, ou aquelas reclamações inocentes que as pessoas fazem quando estão com sono. Mas devido ao alarmante número de queixas chegamos à conclusão de que uma atitude deveria ser tomada. 


Notamos que muitas dessas pessoas passam suas horas na frente da netflix, sendo sugados para dentro de universos controversos e cheios de erotização e drama barato. Triste situação. As novelas mexicanas não chegam aos pés do que ta acontecendo com essa geração. É importante ressaltar que a mesma queixa vem de pessoas que passam mais de 5 horas em redes sociais, rolando a página em busca da próxima notícia bombástica. Do próximo babado quente e da próxima foto do ex, namorando uma pessoa melhor. Desse jeito não dá. 

Poderia passar horas escrevendo razões para essas pessoas terem chegado ao fundo do poço e não conseguirem ver uma luz no fim do túnel. Até porque no fim só tem água. Mas não se preocupe, este não é o seu caso. Tudo pode ser resolvido e se não houver solução, é porque não existe problema. 

Para isso tivemos que entrar na máquina do tempo de The Sims 3 Ambições e fazer uma viagem para o passado. Uma era progressista em que The Sims era 2D e as pessoas passavam horas, se não dias se divertindo em um universo completamente limitado. Sem quaisquer opções de mudar a cor dos móveis e ainda pior: Sem moveobjects! Como se não bastasse, só podiam escolher a cabeça e a roupa dos Sims. É tão pré-histórico que chega a dar medo. A verdade é que naquela época as pessoas eram felizes com o que tinham. Então, o que aconteceu?


O mundo mudou. Os Sims evoluíram. As ferramentas do jogo expandiram as possibilidades. Tivemos uma liberdade criativa que se quer poderíamos imaginar, anos atrás. Temos tudo que ainda nem chegamos à sonhar em nossas mãos. Então o que está acontecendo? 

Mundo afora gritamos pela liberdade de expressão, lutamos pelo direito de sermos quem somos, mas o fato é que quanto mais liberdade temos, mais pavor nos acompanha. Você consegue compreender que adora esse pensamento de "Livre-arbítrio" mas se sente intimidado com todas as possibilidades que a própria vida oferece? O que vai acontecer quando você virar a esquina? Pular de paraquedas então, nem falar. E se você disser um “oi” para aquela pessoa que você tanto gosta? Vai parecer um idiota. Você pensa. É realmente assustador. 
Mas o desconhecido traz uma vantagem: É incrivelmente não previsível e geralmente muito melhor do que imaginamos. 
Precisamos aprender a lidar com o fato de que quanto mais liberdade temos, maiores são nossas responsabilidades e mais complexas se tornam as tramas da vida. Pelo menos para a nossa mente. Às vezes você só precisa parar de pensar tanto e agir. Isso por si só irá resgatá-lo desse ciclo infinito que se repete mais vezes do que você gostaria enquanto joga The Sims ou segue sua própria vida. 

Todas aquelas características marcantes que suas personagens favoritas de seriados e filmes tem, meu caro, você também tem! É impossível ver nos outros aquilo que não temos. E isso vale para os defeitos também. Mas o que isso tem haver com o tópico principal deste artigo? 


Anos atrás para os amantes de The Sims, se concretizava uma época em que o único foco do jogador era criar, jogar e se divertir simulando a vida em seus computadores. Temos um público completamente diferente. Um público focado. A internet estava apenas dando seus primeiros passos, o que significa que éramos muito menos distraídos pelo que acontecia “lá” e muito mais atentos para o que acontecia “aqui”. E como havia muito pouco que se fazer na internet, passávamos horas jogando, e quando encontrávamos um amante de The Sims em comum, nos abraçávamos como irmãos que acabam de descobrir a existência um do outro. Este vinculo se tornava mais forte, e você então era sugado para esse mundo criativo em que o único propósito que você tinha era SE DIVERTIR!! E assim era o mundo no ano 2000.

Hoje The Sims é uma plataforma multi-criativa, para jogadores que amam criar lotes, para contadores de histórias, para aspirantes à estilista, para gênios da computação gráfica e estudo da vida simulada e uma série de outras personalidades.
The Sims 4 veio com o intuito de resgatar sua essência, mas será que nós como jogadores temos resgatado a nossa própria essência?
Quando éramos crianças, usávamos o que tínhamos para criar novas maneiras de brincar e até mesmo novas engenhocas funcionais! The Sims era um universo no qual podíamos colocar as nossas mãos e curtir de verdade a experiência do inusitado. Hoje porém, crescemos, precisamos aprender a lidar com o “mundo real” e nossas mentes, que antes eram tão flexíveis, começaram a adotar sistemas automatizados cujo único propósito é economizar energia caso você entre num estado de luta ou fuga.  

Mas olha só, não precisamos mais fugir de Tigres dentes-de-sabre como nossos ancestrais de milhares de anos. Alôoo? Aqui é o mundo moderno. Convenhamos, o tempo e a experiência nos tornaram julgadores, mais ávidos que aquelas celebridades do x-factor. Nosso trabalho tem sido pensar nas consequências e o que não está certo e este é um dos inúmeros motivos que nos levam à perda da criatividade e amabilidade para jogar The Sims. Nos reunimos em nossas comunidades, que antes eram famílias e agora são um bando de desconhecidos cuja ligação é imensamente maior quando reclamam do que está mal, do que quando compartilham maneiras eficazes de se tornarem mais criativos. 

Meu velho amigo, paramos de jogar para começar a questionar, julgar e encontrar defeitos. E não há nada de errado nisso, faz parte da nossa natureza. E de maneira alguma estou incitando você a aceitar tudo o que lhe entregam, porque isso também seria ignorância, mas talvez seja a oportunidade de você pegar o que tem, dentro destes limites e criar algo novo.

Amanha voltaremos com a continuação desse artigo!!
-Erick Franceschetto

Nenhum comentário:
Write comentários

Bora cadastrar seu email pra ficar sempre por dentro
de todas as novidades da comunidade de The Sims?